domingo, 27 de setembro de 2015

27 de setembro, dia de SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, memória mais festiva da minha infância!

27 de setembro, dia de SÃO COSME E SÃO DAMIÃO, memória mais festiva da minha infância! Dia de fazer fila organizada na casa de quem distribuiu cartões; dia de se acotovelar na frente de portão “suspeito” de distribuição; dia de não se intimidar frente aos grandes; dia de correr; dia de entrar em casa desconhecida sem a mãe brigar, com grandes mesas convidativas, de gente feliz que veste branco; de ganhar de graça, afinal há a família, os vizinhos!!! Dia de dividir os doces em bacias, contar balas, maria-moles, pés-de-moleque, cocôs de rato (só quem conhece a festa vai entender que isso é doce!)...
Quando eu vim morar em Ctba, tentei dar doces, afinal já tinha casa com portão, mas o Luiz me desanimou: - Amor, aqui não vai funcionar... e a nossa filha jamais correria atrás de doces..., pelo menos até o ano passado!!!!! Isso porque, em 2014, a família do Luiz organizou uma grande festa nessa data. Eles tiveram suas justificativas, mas acho mesmo que a maior foi a grande saudade que sentiam uns dos outros, uma vontade de chegar mais perto, de apresentar as crianças e escolheram essa festa para driblar a agenda antipática que nos afasta de quem amamos.
Em 2014, CLARA descobriu COSME E DAMIÃO! Publiquei no FB um álbum da nossa maravilha. Dois detalhes para comprovar que ela se esbaldou: teve de tomar banho na festa e a meia que usava não teve salvação, foi direto para o lixo.
Sei que hoje tem gente que tinge o dia com intolerância, armada de mil justificativas. Ora, se palavras de alegria não limpam o encardido do peito, elas são a forma mais eficaz de acordar as belas lembranças: - “Lembra quando a gente...” Hoje, nesse domingo cinzento aqui e solar pela doçura de uma data que sempre foi para mim o verdadeiro dia da criança, eu espero a filha acordar para lhe dizer: “Filha, lembra ano passado do COSME E DAMIÃO?”



Nenhum comentário:

Postar um comentário